As férias de Natal são um ótimo momento para passar mais tempo com a família e os amigos. Como tal, porque não o aproveitar ao máximo e fazer mais algum desporto? Damos-te alguns conselhos.

Faz o aquecimento, alongamentos e protege-te do frio

Com a descida da temperatura é essencial realizar aquecimentos ou ativações de modo a aumentar gradualmente a temperatura corporal e evitar lesões musculares.

Se praticas desportos ao ar livre, utiliza vestuário respirável e impermeável que permita a evaporação do suor e evite que a humidade seja transferida para a pele, o que poderia causar hipotermia.

No fim do exercício, mesmo que tenhas uma sensação de calor, veste-te corretamente. O sistema imunitário é mais vulnerável depois da prática de desporto devido à fadiga, pelo que o risco de apanhar uma gripe ou uma constipação é maior.

Quais são os desportos mais recomendados nesta altura do ano?

Se não tiveres muito frio ou se fores propenso a apanhar constipações, recomendamos desportos de interior, tais como os clássicos jogos de futebol de salão ou basquetebol que são jogados para dizer adeus ao ano. Se preferires atividades ao ar livre, vai até à neve ou inscreve-te numa das muitas corridas populares que são organizadas nesta época do ano.

E se quiseres ter novas experiências, na maioria das cidades existem pavilhões ou ringues de patinagem no gelo ou de hóquei no gelo.

O que é claro é que não existem falta de opções, pelo que não há desculpas para não praticar desporto durante o Natal e compensar essas calorias extra.